O Carisma da Comunidade Remidos no Senhor foi manifestado à fundadora Alessandra Freitas a partir de uma contemplação do Cristo crucificado e do seguinte texto bíblico: “De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”[1].

A própria Alessandra relata em seus escritos que foi uma experiência “simples forte e profunda”, que a fez contemplar o amor infinitamente misericordioso do Senhor pelos homens, que, “por tanto amar, deu o Seu Filho em resgate por nós. O seu Único Filho!”[2]

Por outro lado, o Senhor permitiu que a fundadora da Comunidade Remidos contemplasse a tamanha ingratidão e indiferença dos homens que, movidos pela soberba e autossuficiência, rejeitam e desprezam a Deus.

A partir dessa experiência, ela foi inundada por um “forte sentimento de gratidão”[3], ao passo em que experimentou, por ação do Espírito Santo, a dor de Deus por causa do desamor e da indiferença dos homens.

Foi a partir dessas experiências que Alessandra Freitas desejou “amar o Senhor com toda força da minha vida, reparar tantos danos ao seu amor e viver de tal modo que lhe desse prazer.”[4] Desde então, ela compreendeu que não se tratava apenas de momentos profundos de experiência com Deus, mas que o Senhor a chamava para algo bem particular, gerando um modo próprio de encarnar o Evangelho, transformando radicalmente o seu modo de viver, assim como daqueles que, posteriormente, foram atraídos por Deus.

Assim, uma vez amados e resgatados por Deus, movidos pela gratidão, os membros da Comunidade Remidos no Senhor são chamados a viver o mistério de Cristo que pode ser sintetizado em amor-doação. Dessa forma, o carisma da nossa Comunidade é “amar, consolar e manifestar ao mundo o prazer que é Deus[5].

E para responder ao seu chamado vocacional, os remidos ousam amar a Deus na medida em que são amados, sendo esse amor traduzido em atitudes concretas e cotidianas; consolar o coração do Senhor pela indiferença e ingratidão dos homens, no sentido de terem uma vivência concretamente radicada no Evangelho e “manifestar ao mundo o prazer que é Deus”[6], sendo o próprio Deus o maior prazer da vida dos remidos.

A missão da Comunidade Remidos no Senhor é construir a vida nova e, para isso, empenha-se a fim de levar homens, mulheres, jovens e crianças a uma autêntica experiência de salvação, de tal modo que que eles, pela ação operante do Espírito Santo, encarnem na vida “as verdades e os valores do Reino definitivo”[7], inclusive, favorecendo o retorno dos batizados e o fortalecimento da pertença deles à Igreja de Cristo.

Desse modo, o Carisma Remidos no Senhor constitui um “dom para a Igreja e para a humanidade.”[8]


[1] Jo 3,16 – Tradução Ave Maria

[2] Escritos da Comunidade Remidos no Senhor

[3] Ibid.

[4] Ibid.

[5] Ibid.

[6] Ibid.

[7] Ibid.

[8] Ibid.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO