Fundada em 19 de janeiro de 1991, em Pombal-PB, a Comunidade Católica Remidos no Senhor é uma Associação Privada de Fiéis reconhecida pelo decreto diocesano em 19 de janeiro de 2011. Atualmente, a sede geral da Instituição está circunscrita na Diocese de Campina Grande-PB.

A Comunidade Remidos é fruto da experiência de alguns jovens, que em 1984, participavam de um grupo de oração na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, Jovens Unidos em Cristo (JUNC), cuja identidade era oriunda da corrente de graça.

O desejo de amar a Deus com todas as forças e segui-lo mais de perto, fez com que alguns desses jovens abraçassem o apelo de Deus para construir o seu Reino e edificar sua Igreja.

Como nova forma de vida evangélica, a Comunidade Remidos se propõe a uma vida de seguimento radical a Jesus Cristo, “ao anúncio incansável e insistente” do Evangelho, ao serviço aos pobres, de modo a favorecer às pessoas a experiência da salvação, o conhecimento de Deus e a vida nova em Cristo Jesus.

A Comunidade realiza missão em vários estados do Brasil e tem casas de missão em cinco dioceses:

·        Diocese de Campina Grande – PB: Sede e Casa Mãe em Lagoa Seca – PB, Campina Grande – PB.

·        Diocese de Cajazeiras – PB: Pombal – PB

·        Diocese de Eunápolis-BA: Coroa Vermelha – BA

·        Diocese de Paulo Afonso – BA: Cícero Dantas – BA

·        Arquidiocese do Rio de Janeiro – RJ: Rio de Janeiro

Portanto, a Comunidade Remidos no Senhor é um dom para a humanidade e para a Igreja e é formada por homens e mulheres, solteiros, celibatários e famílias que consagraram a sua vida como resposta a um chamado de Deus para serem uma expressão do amor e da misericórdia divina nestes “tempos difíceis”.

FUNDADORA E COFUNDADOR

Alessandra Freitas Dantas de Sousa é a fundadora e moderadora geral da Comunidade Remidos. Nasceu em 12 de maio de 1971 na cidade de Pombal – PB e, aos doze anos, fez sua primeira experiência com o amor de Deus, num grupo de oração da Renovação Carismática. Desde essa época, dedicou-se intensamente à evangelização e, respondendo a um chamado particular de Deus, abdicou de projetos pessoais para criar uma instituição com a finalidade de atender ao apelo do Senhor e de sua Igreja para anunciar o Evangelho. Seu ministério de pregação e aconselhamento tem despertado em muitas pessoas o desejo de experimentar igualmente a força do amor redentor e a vida cristã em toda a sua abrangência. É casada com Ronaldo e tem dois filhos.

Ronaldo José de Sousa é cofundador e formador geral da Comunidade Remidos no Senhor. Nascido a 15 de março de 1970 na cidade de Pombal – PB, Ronaldo José, em 1986, aos dezesseis anos de idade, teve um encontro pessoal com Jesus, através do grupo de jovens JUNC (Jovens Unidos em Cristo), um grupo de oração da Renovação Carismática. Após participar de um retiro espiritual, sentiu-se chamado por Deus a uma vida de seguimento radical a Cristo, sendo inspirado  a, juntamente com Alessandra, hoje sua esposa, criar a fundação Comunidade Remidos no Senhor. Exerce também um fecundo ministério de pregação e é autor de vários livros com temas espirituais e de formação humana.

CARISMA

O Carisma Remidos no Senhor foi suscitado no coração de uma jovem Alessandra Freitas, que, a partir de uma experiência de oração com Jo 3,16: “Com efeito, de tal modo, Deus amou o mundo, que lhe deu Seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”, foi conduzida a contemplar “a beleza, a grandeza e a realidade” do Amor de Deus que, por tanto amar, deu o Seu Filho” para a salvação de toda a humanidade”.

Nessa mesma experiência de oração, Alessandra constatou também que esse Deus, que enviara o Seu Filho para salvar o homem, é rejeitado, desprezado, tratado com ingratidão por aquele que é alvo do seu amor misericordioso.

Ao contemplar um “mundo indiferente, soberbo e autossuficiente, de prazeres mil”, “um mundo carente de fé, de verdade, de amor eterno”, cujas crenças, valores e práticas traduzem uma recusa ao Amor por uma graça especial, Alessandra pôde sentir a dor do coração de Deus “por tamanho desamor e indiferença”.

Como consequência dessa experiência, a fundadora da Comunidade Remidos foi tomada por um profundo sentimento de gratidão a Deus, impulsionando-a a um desejo de amar o Senhor com todas as forças, consolá-Lo pela indiferença e ingratidão dos homens e viver, de tal forma, que Lhe desse prazer, manifestando ao mundo que a única fonte de realização para a humanidade é a experiência com o Amor.

Assim nasce o Carisma da Comunidade Remidos no Senhor, que pode ser sintetizado da seguinte forma: Amar, consolar e manifestar ao mundo o prazer que é Deus.

Desse modo, suscitado para responder a um contexto definido como “tempos difíceis”, o Carisma Remidos no Senhor, hoje mais do que nunca, constitui uma resposta de Deus para as realidades mais complexas que ora enfrentamos.

ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade da Comunidade Remidos no Senhor brota de três vertentes: a Redenção, a Pequena Via e a Herança Monástica.

A Redenção, que se concretiza na Encarnação e assume o seu ponto mais evidente no Calvário, constitui a vertente principal, considerando que a espiritualidade da Comunidade está centrada no mistério e na beleza da cruz de Cristo, expressão extrema do sacrifício de amor do Pai e do Filho pela humanidade. Partindo da experiência com o Amor Redentor e numa atualização perene dessa experiência, os Remidos, impulsionados pela gratidão, trilham continuamente o mesmo caminho de Cristo: o caminho do amor-doação, compreendido como um “amor total e irrevogável”, feito de gratuidade, renúncia e serviço ao próximo.

A Pequena Via de Santa Teresinha do Menino Jesus, baluarte da Comunidade, é trilhada pelos Remidos na busca pela santificação da vida. Por meio da confiança e do abandono ao Amor Misericordioso, os membros da Comunidade fazem tudo para amar o Senhor, procurando viver de forma zelosa, ardente e extraordinária a sua vocação nas atitudes mais simples e ordinárias do dia a dia.

Alguns elementos da Herança Monástica também se inserem na espiritualidade da Comunidade: a contemplação, a interioridade, a batalha espiritual, a purificação do coração e a busca de Deus como beleza.

Dessa forma, os Remidos, por meio de escolhas concretas da vida, amam a Deus acima de todas as coisas, acima dos que lhe são mais preciosos, acima das belezas dessa vida; por meio das atitudes mais pequenas e cotidianas, indenizam o amor misericordioso diante da indiferença e ingratidão dos homens e como tementes adoradores da “santa e indiscutível vontade de Deus”, procuram viver de tal modo, que Deus seja o seu prazer e que as suas vidas sejam um prazer para o coração de Deus.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO