“Não estamos à deriva” foi uma expressão repetida por Alessandra Freitas, fundadora da Comunidade Remidos no Senhor, como uma inspiração do Espírito Santo para infundir no povo de Deus a confiança de que, em meio a ventos e tempestades do tempo presente, o Senhor permanece conosco.

Embora tenhamos já ultrapassado grandes intempéries, nesses tempos marcados por enfermidades, perdas, solidão, guerras, medos e instabilidades, com certeza, essa palavra continua atual, uma vez que as correntes ainda são contrárias e preciso é que nos agarremos ao único porto seguro das nossas vidas, Àquele que tem o controle de tudo o que nos acontece.

Estar à deriva significa estar “sem rumo certo, ao sabor dos acontecimentos”[1]. Não estar à deriva, evidentemente, significa, ao contrário, ter um rumo certo, qual seja: solidificar a nossa vida na rocha[2], isto é, ter uma vida fundamentada na fé em Cristo, pois “o justo viverá da fé”[3] e não “ao sabor dos acontecimentos”, de tal modo que “Ele (o justo) nunca teme as más notícias: seu coração é firme, confiante em Iahweh”[4].

É verdade que, muitas vezes, na nossa humanidade, comportamo-nos como os discípulos quando Jesus dormia, enquanto “houve no mar uma grande agitação, de modo que o barco era varrido pelas ondas”[5]. Ficamos ansiosos, amedrontados, apavorados, até devastados emocionalmente e também clamamos apreensivos: “Senhor, salva-nos, estamos perecendo!”[6].

Mas, depois de tantos acontecimentos difíceis, seja na nossa vida pessoal, seja na sociedade como um todo, constatamos que, em qualquer circunstância, mesmo que tenhamos vivido a dor mais dramática, o Senhor não nos deixa à deriva, porém nos sustenta com o Seu amor inabalável e com a Sua misericórdia e fidelidade, que não conhecem oscilações.

Ainda outra expressão inspirada por Deus à fundadora da Comunidade Remidos, em momentos de grandes desafios, pode nos ajudar a viver esses tempos difíceis: “O Senhor está no barco!” Ou seja: aconteça o que acontecer, “O Senhor está no barco da nossa vida, da nossa existência!” e nada pode nos devastar porque o nosso Deus é aquele a “quem até os ventos e o mar obedecem”[7].

Então, à pergunta de Jesus “Por que tendes medo, homens fracos na fé?”[8] que continua a nos interpelar, podemos responder: “Senhor, não devemos ter medo, porque Tu estás conosco!” e como o apóstolo Paulo podemos constatar: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, os perigos, a espada? (…) Mas em tudo isto somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou”[9].

Finalmente, se há algo que produz paz no nosso coração é essa certeza de que “não estamos à deriva” porque o Senhor permanece conosco.


[1] Significado de Deriva. Dicionário Online de Português: Dicio. Disponível em https://www.dicio.com.br/deriva/. Acesso em 04.07.2022.

[2] Cf. Mt 7,24-27

[3] Rm 1,17 – Bíblia de Jerusalém

[4] Sl 112,7 – Bíblia de Jerusalém

[5] Mt 8,24 – Bíblia de Jerusalém

[6] Mt 8, 25 – Bíblia de Jerusalém

[7] Mt 8,27 – Bíblia de Jerusalém

[8] Mt 8,26 – Bíblia de Jerusalém

[9] Rm 8,35.37 – Bíblia de Jerusalém

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO