Nossos tempos têm sido marcados pelo egocentrismo, egoísmo, vaidade e orgulho, movendo a muitos a se colocarem como o centro, seja por traços da personalidade, seja pela influência da cultura do exibicionismo, da competitividade, criando a ilusão da superioridade e de que todo o resto deve estar à sua disposição, que tudo deve transcorrer segundo a sua vontade, isento de defeitos e críticas. Assim, vivem como se fossem deuses, ilusão que gera desordem, falta de perdão, isolamento, fechamento, distanciamento de Deus.

O orgulho envenena o coração… Esse foi o mal que transformou Lúcifer – um anjo de luz, rico em sabedoria, conhecimento e intimidade com Deus – em um inimigo, opositor aos desígnios divinos. Argumento suficiente para lutarmos contra esse pecado, se realmente desejamos seguir o Senhor, se encaramos seriamente a via de santidade para as nossas vidas. album viagra boys  

Para esse mal, um antídoto: a humildade. Mas como compreender e por que perseguir um valor, uma virtude tão contrária ao desordenado amor próprio, ao exibicionismo, ao culto da própria imagem, à competitividade?

Jesus é a resposta. A contemplação de Seu exemplo, das Suas respostas às situações vividas como homem, do Seu rebaixamento, ilumina o caminho que também deve ser trilhado por nós … Jesus não se encheu de orgulho, não se deixou mover pela vanglória, ainda que ninguém a Ele seja superior… Ao contrário, rebaixou-se… O Filho de Deus, se fez criança necessitada dos cuidados maternos, da proteção paterna… Fez-se homem sujeito às leis de seu tempo, mas não subjugado ao modo de viver dos homens… Revelou-nos a face do Pai: o amor, o perdão, a misericórdia… Não bastasse, o Deus que se fez homem, ofertou a própria vida, sofrendo a humilhante morte de cruz… Como se não houvesse ainda meios de se rebaixar ainda mais, ofereceu-se como pão, alimento da alma… Tudo para nos salvar!!!  Jesus continua sendo sinal de contradição… À altivez do orgulho, da vanglória, Jesus responde com a humildade, virtude que liberta, transforma, salva… 

Se assim viveu Jesus a quem devemos seguir, imitar – o nosso Mestre e Senhor – a humildade se revela como uma virtude a ser perseguida por aqueles que realmente desejam trilhar os Seus passos. Caminho que implica num contínuo rebaixar-se, um contínuo mover-se em direção ao outro, oferecendo e pedindo o perdão, reconhecendo as próprias faltas, ofertando o amor, realizando muitas vezes renúncias, sacrifícios. Não nos faltam oportunidades para realizar esforços até alcançar essa virtude, é necessária a constante vigilância para reconhecer quando o veneno do orgulho nos atinge. Para combatê-lo, já sabemos o antídoto: a humildade.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO