Em 2018, o Papa Francisco publicou a sua terceira Exortação Apostólica intitulada Gaudete et Exsultate, em que faz um chamado a todos para buscarem a santidade, levando em conta o contexto e os desafios do tempo presente e das realidades pessoais e particulares de cada um.
Retomando uma expressão do Concílio Vaticano II, “Cada um no seu caminho”, o Sumo Pontífice chama a atenção para o fato de que o itinerário de santidade a ser trilhado difere de pessoa para pessoa, de modo que, embora existam grandes testemunhos inspiradores, há “um caminho único e específico, que o Senhor predispôs para nós”[1].
Descobrir esse caminho constitui uma tarefa contínua da qual não podemos nos furtar, sob o risco de frustrar os planos de Deus para a nossa vida e de, consequentemente, colocar em risco a nossa realização pessoal. Afinal de contas, conforme alguém já definiu, ser santo é ser feliz.
Assim é que essa santidade, que não é exclusiva para poucos, mas estendida a todos, “irá crescendo com pequenos gestos”[3] e se constrói nas atividades do cotidiano, seja nas circunstâncias simples ou nos acontecimentos mais desafiadores da nossa existência.
Nesses passos rumo à santificação a que o Senhor nos chama é mais que necessário, é essencial, cultivarmos uma relação permanente com o Pai de modo a, sobretudo, nos colocarmos na condição de alvo do Seu amor misericordioso, assim como assumirmos a decisão de amá-Lo e de aderirmos ao Seu plano em todos os âmbitos da nossa vida, nos desvencilhando de toda resistência e de todo medo, conforme nos encoraja o Papa Francisco: “Não tenhas medo de apontar para mais alto, de te deixares amar e libertar por Deus. Não tenhas medo de te deixares guiar pelo Espírito Santo. A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça.”[4]
Portanto, “sede santos, porque Eu sou santo” ( Lv 11, 45; cf. 1 Ped 1, 16).
[1] ___________. Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: a alegria do Evangelho – Sobre o chamado à santidade no mundo atual. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papafrancesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html.
[2] Ibidem.
[3] Ibidem.
[4] Ibidem.