“’Honra teu pai e tua mãe’ (Dt 5,16). De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois Dele, honrássemos nossos pais e os que Ele, para nosso bem, investiu de autoridade. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos”[1], sendo que “a salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar”[2].

A partir do que nos ensina o catecismo, devemos buscar viver plenamente essa vocação. Todos nós somos membros de uma família. O mundo, hoje, busca por todos os meios destruir este grande bem deixado pelo Criador para todos nós. É preciso honrá-lo para o nosso próprio bem. Todos nós buscamos a felicidade em nossas vidas. Ela nos é oferecida de uma maneira amorosa pelo nosso Deus, conforme nos mostra a palavra: “As mulheres estejam sujeitas aos seus maridos, como ao Senhor. E vós, maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isso é justo. Honra a teu pai e a tua mãe — é o primeiro mandamento com promessa para seres feliz e teres uma longa vida sobre a terra”.[3]

A família, Igreja doméstica, é o núcleo e a célula básica de toda a vida humana e de toda Igreja, gerada e sustentada pelo amor Trinitário.

“Que a Sagrada Família nos impulsione, cada vez mais, a sermos uma Igreja Família de famílias, onde todos nos sintamos chamados a construir um caminho da ‘Alegria do Evangelho’ e na ‘Alegria do Amor’”[4] – Dom Ricardo Hoepers, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.


[1] CIC 2247-2250

[2] CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II.Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html.

[3] Ef 5,22 – 6,1

[4]Disponível em: http://vidaefamilia.org.br/semana-nacional-mes-vocacional/#:~:text=Que%20a%20Sagrada%20Fam%C3%ADlia%20nos,e%20Fam%C3%ADlia%2C%20dom%20Ricardo%20Hoepers.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO