“Porquanto, é esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos aparteis da luxúria”[1]. Diante dessa palavra, precisamos colocar em prática, a cada dia, as virtudes que nos ajudam a alcançar essa meta: amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade[2]. É necessário empenho, dedicação e vontade para atingirmos a nossa vocação e santidade, pois nos esforçamos tanto, em nossas vidas, para atingirmos outras metas, por que não colocarmos esta em primeiro lugar?

“Quem crê em Cristo torna-se filho de Deus. Esta adoção filial o transforma, propiciando-lhe seguir o exemplo de Cristo. Torna-se capaz de agir corretamente e de praticar o bem. Em união com seu Salvador, o discípulo alcança a perfeição da caridade, a santidade. Amadurecida na graça, a vida moral desabrocha em vida eterna na glória do céu”[3].

Busquemos, pois, refletir a nossa vida diante do que nos ensina e propõe a Palavra de Deus e o Magistério da Igreja. Nossa luta diária maior a ser vencida é o nosso “eu”, com seus vícios e pecados.

Sozinhos não somos capazes de vencer, mas, temos, uma ajuda primordial: O Paráclito, que vem em nosso socorro e nos foi prometido por Jesus: “Essas coisas vos tenho dito estando entre vós. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse.[4]

Ainda: “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e a Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8). Apossemo-nos desta graça, é nossa vocação e santidade.

Estamos no mês que a nossa Igreja nos leva a meditarmos sobre a vocação. Diante de tudo que buscamos para a nossa vida, nunca esqueçamos o que nos disse Jesus: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”[5]


[1] Ts 4,3

[2] Gl 5,22

[3] Cic 1709

[4] Jo 14,25s

[5] Mt 6,33

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO