No período da Quaresma somos exortados a adentrar o deserto, viver ainda mais intensamente a oração, abrir-nos à caridade e à penitência. Um chamado ao reconhecimento de nossos pecados, ao arrependimento e à conversão, espírito que deve conduzir toda a vivência da quaresma, consequentemente as penitências a serem vividas.
A Igreja nos orienta a prática do jejum e da caridade, abstinência de alimentos e de outros bens, mhttps://wpressfix.com/xfx-hd-6850-drivers/as nem sempre mergulhamos na profundidade do que nos é proposto: muitas vezes essas práticas são vividas quase que mecanicamente, como meras ações exteriores que não tocam o nosso íntimo, a nossa alma.
O jejum, a caridade e outras práticas penitenciais não podem ser vividas na superficialidade, como meros atos exteriores, mas como uma necessidade da alma que reconheceu as suas culpas, que ofendeu a Deus e anseia por reparar o mal cometido. Caso contrário, viveremos como os fariseus e os mestres da Lei, “como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!” (Mateus 23, 27), cumpriremos as penitências que a Igreja nos orienta como meros preceitos sem qualquer arrependimento e, consequentemente, sem mudança de mentalidade, de vida.
É preciso rasgar os nossos corações e não os nossos vestidos, converter-nos ao Senhor nosso Deus, porque Ele é benigno e compassivo» (Joel 2,13). É preciso buscar a virtude da penitência, movidos pela disposição de reparar as faltas cometidas e nos esforçar em não mais cometê-las, assim como o salmista que sentiu a profunda dor por ter ofendido a Deus: “Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade. / E conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniquidade. /Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me de meu pecado./ Eu reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre o meu pecado.” (Salmo 50). Dor que gera repulsa aos pecados cometidos, que move aos esforços necessários para não mais cometê-los, ao anseio pela purificação do coração.