O primeiro Retiro de Carnaval aconteceu em 1986, numa localidade rural, distante a poucos quilômetros do município de Pombal-PB, contando com a participação de um público muito resumido: alguns jovens com a idade entre 12 e 18 anos que resolveram se retirar do ambiente característico dos festejos carnavalescos para aprofundarem a sua experiência de fé.
Essa experiência, de tão determinante que foi, representou a primeira entre tantas. O Retiro cresceu tanto a ponto de tomar, nos últimos anos, todo o centro da cidade de Pombal-PB, atraindo pessoas de vários lugares do país, especialmente pessoas advindas de estados da Região Nordeste. Mediante o contexto pandêmico, em 2021, o Evento se realizou no formato online, favorecendo também a participação de diversas pessoas de outros países, introduzindo-se, de modo significativo, no cenário internacional.
São muitos os benefícios do Retiro de Carnaval. levitra 100 mg 30 tablets O principal é o motivo pelo qual ele se realiza: diz respeito à oportunidade de se fazer uma verdadeira experiência de fé, que se constitui como algo imprescindível para uma adesão a Cristo assim como para nos revestir da força do Alto a fim de respondermos, com sabedoria e responsabilidade, às realidades que, progressivamente, tornam-se mais desafiadoras.
Com relação ao município de Pombal, localizado no Sertão da Paraíba, o Retiro de Carnaval agrega valor ao contexto local na medida em que movimenta o comércio, especialmente o setor hoteleiro e alimentício, inclusive com geração de emprego e renda, considerando que, no último ano, em sua versão presencial, o público chegou a atingir, durante os quatro dias de evento, uma multidão de 12 mil pessoas.
Por fim, é oportuno mencionar que o Retiro de Carnaval é um evento que atrai visibilidade para o município de Pombal-PB, alcançando, em sua forma online, realidade que somos obrigados a adotar nesses tempos de pandemia, terras longínquas, despertando não somente o interesse pelo conhecimento de Deus, mas também, como é de se esperar, por aspectos que dizem respeito à sua terra, sua gente, suas tradições e cultura, suas crenças e valores.