Nesta manhã de segunda-feira, dia 26/02, o Retiro de Carnaval, após uma oração ministrada por Ronaldo José, cofundador da Comunidade Remidos no Senhor, contou com a presença de Hamilton Apolônio, fundador da Comunidade Boa Nova.

Inspirado no texto de Jo 13, 1-5, o pregador chamou a atenção para o tema deste Encontro, caracterizando o amor de Deus como um amor “até o fim”, total, amplo, insistente, persistente, eterno: “Um amor que não dá para medir nem calcular e que, por isso, nos constrange.”, dando ênfase também para o fato de que “o amor se expressa por atitudes, que falam muito mais que palavras, ainda que sejam atitudes silenciosas.”

Ainda, recorrendo à frase proferida pelo Papa Francisco quando foi instituído o Ano da Misericórdia, em que ele dizia que “Deus não se cansa de perdoar, nós é que nos cansamos de pedir perdão”, o fundador da Comunidade Boa Nova chamou a atenção para o fato de que Deus não está cansado de nós, mas, ao contrário, “está sempre disposto a nos perdoar, porque o amor não se cansa.” “Não tem nada que eu faça para Deus me amar mais nem nada que eu possa fazer para Deus me amar menos. Deus não deixa de me amar porque sou pecador. ou peut on acheter du viagra Terei grande prejuízo se não me deixar ser abraçado por esse amor” – acrescentou. 

Baseando-se na história de Zaqueu, quando Jesus lhe dirige a palavra para que ele descesse da árvore, demonstrando que era preciso que Ele fosse até a casa do cobrador de impostos, Hamilton Apolônio destaca: “Deus não olha merecimento, olha necessidade”.

Através de um testemunho pessoal impactante, o pregador demonstrou que, pela força operante do Espírito Santo, o Senhor nos dá a graça de amar, entendendo que o amor é exigente, requisitando de nós o rebaixamento, o perdão, a abertura para a realidade do outro e a persistência “porque quem ama não desiste”.

Na perspectiva de praticar o perdão e se rebaixar em direção à necessidade do outro, Hamilton Apolônio afirmou: “Um remido no Senhor nunca pode se fazer de vítima porque sabe que quem foi a vítima foi Jesus Cristo.”

Por último, a partir do testemunho da Sagrada Família, o pregador discorreu sobre a importância do diálogo para lutar contra a cultura da violência que se instalou na sociedade e refletiu sobre a urgência de migrar de debates inúteis que acontecem em diversos âmbitos sociais, inclusive na própria Igreja, para assumir atitudes que se assemelhem às atitudes de Jesus de depor as vestes, pois são, sobretudo, as ações, que podem mover o coração das pessoas.

“Precisamos entender que o diálogo consiste em tecer, perder, amar até o fim. É isso que vai nos salvar de tantas guerras: a interior, a familiar, as guerras que acontecem em tantos lugares” – finalizou Hamilton Apolônio.

A programação da manhã foi encerrada com a celebração da Santa Missa pelo padre Delton, da Comunidade Coração Fiel.

Você pode participar do Retiro de Carnaval por meio do nosso canal no Youtube.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO