Neste domingo, com o encerramento do ano litúrgico, celebramos a Solenidade de Cristo Rei,> A princípio, poderíamos ser conduzidos a associar a majestade de Jesus com os reis que viviam em luxuosos palácios, desfrutando do prestígio e luxo provenientes do ter e do poder.

Para melhor compreender a majestade de Jesus, é necessário recordar a entrada em Jerusalém em um jumentinho, a coroa de espinhos recebida, a crucifixão no madeiro, sinais visíveis de seu reinado marcado pela humildade e pela entrega total de si, posturas que tanto se opõem ao orgulho, egoísmo e ganância revelados por tantos reis durante séculos.

Como tantas vezes proclamou, o Seu Reinado não é deste mundo, em nada se aproxima dos reinos humanos, consequentemente também a sua condição de Rei. Jesus, manso e humilde, preferiu os pobres, doentes e pecadores, atraindo a tantos a viver como Ele, sem ter onde repousar a cabeça, oferecendo cura e libertação, a plenitude da paz e do amor jamais imaginados pelos corações humanos.

Assim atraiu seus “súditos” ao longo de mais de dois milênios, constituindo a Igreja triunfante, padecente e militante. Jesus – a cabeça, a Igreja- o seu corpo. Ele nos rege, conduzindo o nosso viver, concedendo-nos tantas bênçãos e graças, garantindo-nos a vitória sobre a morte.

Celebrar a realeza de Jesus nos eleva a reconhecer o Seu poder, a Sua grandeza, visto que “Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a Criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. “[1]

Que celebremos Cristo Rei não apenas neste dia, mas todas as vezes que contemplarmos a obra da criação – céu e terra, mar e montanhas, animais e seres humanos, também os grandiosos santuários e as pequeninas capelas, com a representação de sua imagem, mas sobretudo no Sacrário, na Santa Eucaristia, pois Cristo vive e reina!!!


[1]  Colossenses 1, 13-16 – Bíblia Ave Maria

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO