Como em um show de um grande artista que, apesar de ele ser tão bom no que faz, se não houver uma bela produção de luzes, cores e sons, seu público não se sentirá tão atraído, como se fosse somente ele, sem a sua grande produção visual e as novidades que tem que apresentar a cada espetáculo, como todos os meios que o comércio e as principais temporadas de vendas do ano têm que criar para atrair mais e mais clientes e consumidores, assim se apresenta para nós tantas propostas para que saiamos da presença e da permanência em Deus.

Para que comprem e consumam mais, as empresas de marketing e cursos especializados em atrair clientes fazem de tudo para que pessoas sintam cada vez mais vontade de ter seus produtos, mesmo sem que precisem de fato. Assim, o ser humano vai se enchendo de falsas necessidades e de necessidades que até parecem ser reais, causando uma espécie de segurança por saber que no dia em que precisar de tal coisa já vai tê-la. Por essa analogia, também a nós, filhos de Deus, podemos entender que a todo momento nos são apresentadas algumas espécies de luzes capazes de atrair nosso olhar que, apesar de serem lícitas e até honestas, têm a intenção de retirar nosso olhar da beleza de Deus. Não que ver, participar e consumir seja pecado ou errado, mas quando precisamos entrar na presença de Deus, permanecer em seu amor para encontrar seus tesouros dentro de nós, temos que perceber que nenhum desses atrativos são tão saudáveis para a nossa alma, e nem nos fazem crescer como pessoas na fé.

Esse tempo quaresmal é bem propício para buscar mais o Senhor e vivenciar esses tesouros que a sua Paixão, Morte e Ressurreição nos trouxe. Tempo de retirar as escamas dos nossos olhos e nos deixarmos ser atraídos pelas verdadeiras luzes dAquele que é a luz por excelência. É, a partir do momento que tomamos a consciência do valor de nossa salvação e pela força do Espírito Santo que habita em nós, que somos impulsionados a evitar todas as distrações que nos impedem de viver a quaresma, indo além do que já fomos ou da forma como estamos vivendo.

Geralmente não é tão fácil desviar os olhos e o pensamento e até mesmo o nosso corpo daquilo que se apresenta para nós como “bom” e “prazeroso” . Para isso, é necessário esforço e um bom exame de consciência, uma ascese quaresmal impulsionada pelo Espírito Santo.

O Papa Francisco em sua mensagem para a quaresma 2023 diz:

  “A ascese quaresmal é um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz. Aquilo precisamente de que Pedro e os outros discípulos tinham necessidade. Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, para compreender e acolher profundamente o mistério da salvação divina, realizada no dom total de si mesmo por amor, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades. É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha.”[1]

Essa é a necessidade dos filhos de Deus, a de deixar-se guiar pela beleza de Deus, ainda que para isso demande sacrifícios, porque a verdadeira luz, a que não engana nossos olhos e nem nosso coração, quer se revelar inteiramente a nós e nessa verdadeira luz não há ilusão.

Os eletrônicos que fazem parte do nosso dia-a-dia que, diga-se de passagem, são bastante úteis e eficazes, em grande medida são os principais meios de distração para nós. Somos bombardeados de informações, de possibilidades e lembretes de cada vez mais afazeres e o nosso tempo se torna muito curto para tanto. Mesmo quando não estamos ocupados com tarefas obrigatórias, os vídeos e as imagens tomam nossos pequenos momentos de quietude e nos atraem cada vez mais, chegam a tomar o tempo de nossas obrigações. É diante desse quadro de dispersão que, na quaresma, o Senhor nos chama à purificação da alma, daquilo que entrou em nós pelos nossos olhos e ouvidos, que nos torna distantes dos sublimes momentos de oração, da vontade de ir para Igreja, de ouvir uma boa pregação, de ir para um grupo de oração, de pegar a Palavra de Deus e fazer uma boa leitura que realmente limpe nossa alma e nossa consciência. Precisamos nos relacionar com Deus e isso não tem necessariamente que ser pelas telas nem pelos áudios, mas precisamente de modo pessoal, como duas pessoas que se comunicam diretamente, onde uma consegue ver a beleza da outra sem atalhos, sem telas.

A vivencia quaresmal nos orienta para a vivência pascal. Viver impelidos pela Paixão do Senhor é viver certos de que haverá ressurreição. Logo, o esforço com que hoje lutamos nos levará à verdadeira luz que merece toda a nossa atração, nosso olhar, nosso coração. Que nada nos distraia para que não percamos essa graça.


[1] https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/lent/documents/20230125-messaggio-quaresima.html

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO