Imagens impactantes abordando diversas realidades dolorosas e desafiadoras, que configuram os tempos difíceis que ora enfrentamos, seguidas de um pronunciamento de Alessandra Freitas, fundadora da Comunidade Remidos, abriram o Retiro de Carnaval deste ano.
Em seu pronunciamento, a fundadora da Remidos reconhece que estamos vivendo um momento difícil e conturbado, mas que o Senhor, que morreu na cruz para nos amar, é o dono do mundo, é o Deus que está acima de todos os exércitos, é o Deus da vitória, o Deus que é santo, que nos amou até o fim e que permanece conosco.
Conclamando a todos a abrirem o coração para receberem do Senhor a esperança, a fé e a paz nesse contexto desafiador, a fundadora introduziu os participantes na celebração eucarística, que foi presidida pelo nosso pastor diocesano Dom Francisco de Sales, tendo como concelebrante o Padre José Elias, pároco da Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal-PB.
Em sua homilia, o bispo Dom Francisco de Sales chama a atenção para o fato de que o Retiro de Carnaval deste ano é realizado em meio a muitas “perplexidades e convulsões” diante das quais não podemos ficar indiferentes e inertes.
Diante disso, enfatiza o nosso pastor diocesano, precisamos, neste Encontro, contemplar a grandeza do amor de Deus e permitir que Ele realize a urgente e necessária obra de conversão, uma vez que, neste mundo marcado por discórdias e divisões, precisamos de “testemunhos fortes de amigos de Deus”. E o Retiro de Carnaval, segundo o nosso bispo, é uma oportunidade para que os amigos de Deus sejam “forjados e lapidados para a autenticidade do testemunho de sua fé”.
Ainda sobre a importância da realização do Retiro de Carnaval, Dom Francisco adverte que é um evento que “nos oferece a possibilidade de recolocar no curso certo nosso barco, às vezes pequeno, frágil, abatido pelas ondas fortes, pelas grandes vagas ou pelos ventos contrários, quando se faz necessário nadar contra a corrente, quando no meio das intempéries somos desafiados à firmeza de nossos passos e à clareza de nossas escolhas…”
No decurso de sua homilia, o nosso pastor repete que o mundo está em chamas, mas, que acima de todas as chamas está a cruz que não pode ser queimada, que é a cruz de Cristo, “o caminho que conduz da terra ao céu quem abraça com fé, amor e esperança e que nos leva para o seio da Trindade”.
Para concluir a sua homília, Dom Francisco de Sales, recorrendo a Santa Terezinha do Menino Jesus, baluarte da Comunidade Remidos no Senhor, corrobora o que afirmou anteriormente: “Viver de Amor não é sobre esta terra / Fixar sua tenda no alto do Tabor / É com Jesus subir o calvário / E olhar a cruz como um tesouro / (…) é dar-se sem medidas / Sem reclamar salário sobre esta terra / (…) Que quando ama não se calcula”.
É possível conferir esse momento especial da abertura do nosso Retiro de Carnaval, através do nosso canal no Youtube.