A palavra leigo vem do grego ‘laikós’, que significa ‘do povo’. Na Igreja, está relacionada a todos aqueles homens e mulheres que, não sendo diretamente ligados à sua hierarquia, fazem parte do povo de Deus e que podem ser considerados os “operários da vinha” do Senhor. Aqueles dos quais o Evangelho de Mateus no capítulo 20,1-2 diz que o Senhor saiu bem cedo para procurá-los, para com Ele trabalhar.

Os leigos fazem parte daqueles grupos de pessoas que se fizeram necessários no processo de conquista de muitos outros, para fazerem acontecer, neste mundo, o Reino definitivo de Deus. São homens e mulheres que, em todos os seus estados de vida, isto é, solteiros, casados e celibatários, colaboram como trabalhadores dessa vinha.

Nesse campo de trabalho do Senhor, os leigos, em suas vocações específicas, fazem valer a sua vocação universal, ou seja, de povo de Deus que leva a salvação a todos os povos, de dentro da Igreja.

A Exortação Apostólica Christifideles Laice de São João Paulo II sobre a Vocação dos Leigos deixa bem claro que “…numa renovada efusão do Espírito de Pentecostes, amadureceu uma consciência mais viva da natureza missionária (dos leigos) e ouviu de novo a voz do Senhor que os envia ao mundo como “sacramento universal de salvação”[1]. A vocação cristã dos leigos é movida pela voz de Deus que ecoou aos que estão hierarquicamente ligados à Igreja.

Os leigos na Igreja são: consagrados de nova Comunidade, catequistas, agentes de diversas pastorais e prestadores de serviços ao pobre e doentes. São, de fato, os que trabalham de modo visível para dar ao mundo a conhecer a manifestação da gloria de Deus.

Por tanto amar, o Senhor decide precisar de seu povo – como narra o Evangelho – e sai nas várias horas do dia à procura de operários, de pessoas com quem quer partilhar o seu Reino e assim, tantos outros também experimentem das doçuras que ele produz.

O próprio Cristo, que se doa para dar mais vida, vocaciona tantos outros para assim fazer, visto não querer que nenhum se perca. É quando Jesus alcança o coração do homem para que este alcance os demais, tantos quantos forem possíveis.


[1] JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Christifideles Laici. Disponível em:https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_30121988_christifideles-laici.html.

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO