Para falarmos da Virgem Maria na Bíblia, precisamos antes compreender o que é Bíblia: “a palavra vem do grego bíblos, livro. O diminutivo é bíblio, livrinho, que no plural faz bíblia, livrinhos. O diminutivo perdeu sua força, de modo que bíblia ficou sendo simplesmente o mesmo que livros. Para nós, cristãos, Palavra de Deus. A nossa Santa mãe Maria é citada literalmente no Novo Testamento, tendo como alegórica algumas passagens no Antigo Testamento. Não vamos nos ater nessas passagens e sim no que a Virgem Maria representa para nós no Novo Testamento.

Iniciemos pela anunciação: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus…; e o nome da virgem era Maria” (cf. Lc 1, 26-27). Nesses versículos e até o v. 38, podemos perceber Maria como alguém que tinha como hábito em sua vida, a oração. Isso faz com que ela seja capaz de perceber o que Deus lhe fala e pede, colocando-se de imediato como serva: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Cf. Lc 1,38); e praticante dessa vontade: “Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.” (cf. Lc 1,39-40). A única vez que vemos Maria aflita na Bíblia, exceto na Paixão de Jesus, é quando ela perde o Filho de vista: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”. (cf. Lc 2,48). Isso ensinou-a a conservar a lembrança em seu coração. (cf. Lc 2,51), sendo de grande valia para ela quando chega o momento da tribulação. Pois, para suportar os momentos de dor diante do sofrimento do seu filho, era preciso ter uma boa formação religiosa, familiar e moral.

Poderíamos nos estender muito mais a respeito de passagens de Nossa Senhora no Novo Testamento, mas essas já nos são suficientes para refletirmos como anda nossa vida diante do Livro da vida: Bíblia.

Finalmente, fiquemos com o grande ensinamento que Maria nos dá: “Sua mãe disse aos serventes (cada um de nós): “Fazei tudo o que ele vos disser” (cf. Jo 2,5). Desse modo, para termos equilíbrio em nossa vida, devemos obedecer a esse ensinamento, na certeza de que temos uma mãe no céu que intercede por nós e que somos filhos muito amados por ela, a nossa Mãe, conforme palavras do próprio Jesus: “Disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’” (Cf. Jo 19,26-27).

FAÇA SUA DOAÇÃO FALE CONOSCO