
Antes de saber como viver a devoção mariana, precisamos conhecer que existe uma classificação das devoções marianas referente às diferentes formas de veneração a Nossa Senhora. Elas estão divididas em:¹
Doutrinas: ligadas a um dogma católico
– Virgindade Perpétua de Nossa Senhora
– Maria, mãe de Deus
– Imaculada conceição
– Assunção gloriosa ao Céu
Devoção Mariana – Aparições (Lourdes, Fátima)
Devoção Mariana – Vida de Maria
Devoção Mariana – Sacramental (Rosário, Escapulário, Medalha Milagrosa)
Ícones milagrosos – Pinturas, Ícones e Imagens (Guadalupe, Aparecida)
Mas, o mais importante para nós é que, na simplicidade da nossa devoção Mariana, precisamos acreditar na intercessão que Maria tem diante do nosso salvador Jesus.
Quando rezamos com fé o terço, rosário, etc., já colocamos em prática todas as formas de devoção, pois a simplicidade de expressão de amor contido nestas formas de oração toca o coração de Deus Pai. O necessário é que sejamos fieis no nosso compromisso de devoção.
Podemos iniciar com a oração do terço. Temos um dia de 24h, seria possível tirar 15min, para rezá-lo? Isso pode ser feito durante uma caminhada, afazeres domésticos, deslocamento para o trabalho em que podemos preencher o tempo com esta devoção. Veremos quantas graças vamos obter neste pequeno gesto.
Lembremos o que nos diz a Sagrada Escritura: “Disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’” ². O próprio Salvador nos ensina a buscar em Maria a Sua presença. E ela nos diz apenas: “Fazei tudo o que ele vos disser” ³.
Nossa Senhora interceda por nós.
1 – Site: https://misericordia.com.br/devocoes-marianas-conheca-os-principais-tipos-de-devocao-que-existem/
2 – Jo 19, 26-27
3 – Jo 2, 5