Artigos

JÁ NÃO SOU EU

artigo-eli2

 

“Já não sou eu quem vive mas, o Cristo que vive em mim”. Gl 2,19-20

 

Quando Paulo dirige esta palavra aos gálatas, ele está se referindo a um contexto onde havia conflitos entre a lei judaica e a nova vida em Cristo. Lei esta que levava mais a uma escravidão ás normas do que a liberdade no amor a Deus e ao próximo. O próprio Pedro (cf.2,1) corria o risco de entrar em uma hipocrisia de vida, onde Cristo era seu discurso e a lei sua prática; por isso Paulo o exorta publicamente.

 

Por vezes, corremos o risco de querer manter as “leis”, que em nossa vida, trazem mais segurança e respaldo público, do que assumir o modo de vida que faz morrer a si mesmo para assumir a vida de Cristo. Isto exige a decisão pessoal de dizer não ao EU, onde predomina as leis da carne (cf. Gál 5,13ss). Parece absurdo, mas o que Paulo propõe é a negação de si, é vencer este EU com suas leis. Na verdade, fazer morrer a si mesmo, para que Cristo viva e continue sua obra de salvação em nós e na humanidade.

 

Portanto, em meio a uma cultura que dissemina que satisfazendo suas próprias vontades (“leis”) é que você tem vida plena, ou seja, é feliz. Encontramos a Palavra de Deus que contraria estas leis equivocadas para alertar que uma vez que você se diz crer e pertencer a Cristo deve permitir-se morrer para que Ele viva.

 

Permita hoje, que as “leis” do pecado que dominam sobre seus pensamentos, intelecto, sentimentos e atitudes, sejam crucificadas com Cristo. Deixe morrer a razão, os conceitos, os pré-conceitos, sua imagem perante os outros e que viva o Cristo que traz a liberdade de filhos de Deus. Que na sua casa, em seu trabalho, em seus relacionamentos, não seja mais você e suas “leis” a predominarem, mas o Cristo que vive e age em você.

 

 

 

Elisângela Diniz

Consagrada de Vida da Comunidade Remidos no Senhor

 

SOBRE

Fundada há 25 anos, a Comunidade Remidos no Senhor é Canonicamente Reconhecida como uma Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano.

CONTATOS

Fixo: 83 3322-5403

Fixo: 83 9 9846-1116

FALE CONOSCO